O ambiente de trabalho favorece a produtividade quando se faz a renovação de
ar adequada no mesmo. O corpo humano está continuamente produzindo calor
e consumindo oxigênio, que somados à temperatura elevada, podem causar
diversos males, sendo o mais comum a estafa.
Salientamos também o mal invisível de ambientes com teor de umidade
elevada, o qual causa problemas respiratórios nas pessoas, bem como danifica
instalações e equipamentos.
Quando desejamos um ambiente saudável, precisamos, com bom senso,
conciliar custos e técnicas apropriadas para atingir tal fim.
A ventilação adequada em um ambiente proporciona conforto físico, possibilitando consequente ganhos de produtividade.
O calor registrado principalmente no verão, assim como a umidade relativa do ar no inverno, geralmente ocasionam redução na atividade profissional e até mesmo aversão ao trabalho.
A temperatura do corpo humano é regulada por três processos: radiação, convecção e evaporação. A dispersão de calor pelos dois últimos processos é influenciada de modo notável pelo movimento do ar. Se desejamos um ambiente saudável, devemos movimentar o ar em quantidade suficiente para diminuir o calor corpóreo.
A renovação do ar realizado pelos exaustores eólicos, além de causar sensação de conforto e aumento de produtividade, proporciona melhores condições na preservação da matéria-prima, mercadorias e grãos agrícolas.
De modo especial, citamos a utilização do exaustor eólico para promover o bem-estar físico de animais em confinamento e criadouros em geral.
Nos períodos mais frios do ano (conforme a região) é comum a formação de condensação sob o telhado, principalmente em ambientes com geração interna de calor. A causa disso é o choque térmico causado no telhado (temperatura interna alta, temperatura externa baixa, associados ao teor de umidade, relativa do ar elevada, ou ao processo produtivo), o que resulta em gotejamento no ambiente. O uso do exaustor eólico, neste caso, ocasiona, não só um ambiente com ar convenientemente seco, mas também evita a formação de colônias de fungos e bactérias nas paredes, forros, maquinários e insumos.
Garantindo a vitalidade do meio ambiente, acreditamos estar preservando anatureza e enaltecendo a parte humana em qualquer atividade.